Departamento de Reabilitação e Reinserção

Departamento de Reabilitação e Reinserção


(Dra Catarina da Costa Michingi)

Este departamento fomenta a articulação da informação e intervenção e o cadestramento de todos os Centros de Reabilitação de Toxicodependentes em todo Pais. Sejam eles Estatais ou Privados.
Promove a articulação e optimização os recursos centrais, regionais e locais disponíveis na área da reabilitação e reinserção do toxicodependente na família e comunidade depois do mesmo ser reabilitado.


TRATAMENTO
No âmbito do Tratamento, já estão na parte final as obras do primeiro centro de reabilitação para toxicodependentes em Angola, situado na Província do Bengo.
Centros de Reabilitação e Reinserção para toxicodependentes e as Unidades de Intervenção Local, serão construídos em todo Pais, de forma a levar o mais próximo possível da População estes serviços, estarão em breve disponíveis com as ofertas de programas de tratamento e de cuidados diversificados, abrangendo um amplo leque de abordagens psicossociais e farmacológicas, orientadas por princípios éticos e pela evidência científica.
Existe a necessidade urgente de se determinar a magnitude do problema em todo País.
Para garantir a toda população o acesso em tempo útil à resposta terapêutica integrada (articulada e complementar), o que levamos a efectivar um diagnóstico de necessidades e recursos, financeiros e humanos.



REINSERÇÃO

-No âmbito da reinserção procura melhorar as condições habitacionais de acordo com as necessidades pessoais do indivíduo toxicodependente (Governos Provinciais).


-Facilita a obtenção do nível académico adequado ao processo de integração social.


-Capacita o toxicodependente para a integração e manutenção no mercado de trabalho e fomenta o acesso à formação profissional.


-Desenvolve projectos inovadores e rentabiliza os já existentes que promovam respostas de formação profissional adaptadas à população alvo.


-Estabelece protocolos/acordos de cooperação com entidade que operam ao nível da formação profissional.


-Negocia com as Direcções Provinciais da Educação as condições de acesso a acções de ensino recorrente e alfabetização de acordo com as necessidades locais.


-Organizar Grupos de Suporte e Auto-ajuda para os familiares.


-Promover a integração Dos toxicodependentes reabilitados no mercado de trabalho.


-Valoriza a reinserção enquanto valência autónoma e com metodologia própria de intervenção.



-Promover e melhora a articulação interinstitucional, optimiza os recursos centrais, regionais e locais disponíveis na área da Reinserção.


-Monitoria e avaliação dos projectos.





No âmbito da visita efectuada ao centro de reabilitação de toxicodependentes  “Fazenda da Esperança”, na Província do Huambo, a quando do seu terceiro aniversário no dia 11 de Outubro de 2014


Chefiada pela chefe de Departamento de Reabilitação de Reinserção Catarina da Costa Michingi